Dia do Comércio

O Dia do Comércio, também conhecido como ‘Fridagur verslunarmanna’, é observado na Islândia. A ideia veio da Dinamarca e, embora a tradição tenha desaparecido entre os dinamarqueses, ainda está forte na Islândia. O primeiro Dia do Comércio foi observado em 13 de setembro de 1894, uma data acordada em uma reunião de sindicatos e gerentes das lojas maiores em Reykjavik, a capital da Islândia. Este feriado público tinha como objetivo dar aos trabalhadores do comércio um dia de folga no verão. O Dia do Comércio tornou-se popular entre os trabalhadores do comércio, os pequenos comerciantes e os trabalhadores industriais. Com o tempo, suas datas foram se alternando entre setembro e agosto.

Em 1931, os islandeses decidiram que a primeira segunda-feira de agosto seria o Dia do Comércio. Como isso cai em uma segunda-feira, o Dia do Comércio se tornou um feriado de fim de semana prolongado na Islândia, e os moradores aproveitaram ao máximo. Não é comum o clima estar quente e ensolarado; portanto, não é surpresa que esse feriado tenha se popularizado rapidamente entre os trabalhadores. Era um fim apropriado para o verão antes de todos voltarem ao trabalho ou à escola. Também fazia sentido que todos tirassem uma folga nesse dia, já que os fabricantes e fornecedores dependem uns dos outros para peças e mão de obra.

O Dia do Comércio ainda é um feriado amado na Islândia nos tempos atuais, marcado por muitos festivais ao ar livre, atividades recreativas e festas! Muitos islandeses carregam suas tendas e equipam suas caravanas para aproveitar algum tempo livre muito necessário nas belas florestas de verão.

Vídeo